19º ENCONTRO CONVERGÊNCIA ENCERRA COM PRESENÇA DE AUTORIDADES E ANÚNCIO DA SEDE PARA 2024
O 19º Encontro Convergência 2023, o maior encontro de tabeliães de protesto do Brasil, encerrou-se na última sexta-feira (22) com a presença de autoridades.
O encontro nacional de tabeliães de protesto de títulos e outros documentos de dívida foi realizado entre os dias 20 e 22 de setembro no Hotel Windsor Barra, localizado na Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
O terceiro e último dia do 19º Encontro Convergência iniciou com o debate sobre “A Desjudicialização como instrumento de expansão da base de crédito”, tendo as presenças da senadora da República Soraya Thronicke (Podemos-MS), do presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney, do secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Pinto, do advogado especializado em Direito Público Marco Aurélio de Carvalho e do presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB/BR), André Gomes Netto.
Marco Aurélio comentou sobre a importância do Convergência, e afirmou que não vê ninguém mais preparado e vocacionado do que os cartórios para seguir com a desjudicialização. “São mais de três mil cartórios distribuídos em cinco mil municípios que gozam de alta credibilidade com serviços extremamente eficientes. Eles estão preparados para dar esse salto na desjudicialização necessária e bem-vinda para a reforma do nosso sistema de justiça”.
A segunda palestra contou com as presenças do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, do presidente da Comissão de Direito Notarial e Registral da OAB - Conselho Federal, Tiago de Lima Almeida, e do presidente do IEPTB/RJ, Celso Belmiro, e teve como tema “O Tabelião de Protesto como agente de execução privativo no processo de execução extrajudicial de títulos judiciais e extrajudiciais sob a supervisão do Poder Judiciário”.
“Fortalecimento da Cenprot por meio da uniformização de procedimentos com foco no aprimoramento e eficiência da prestação de serviços” foi tema do penúltimo debate, que contou com a participação do presidente do IEPTB/SP, José Carlos Alves, do diretor de TI do IEPTB, Luiz Paulo Souto Caldo, e do CEO da Multip, Márcio Bordignon.
Para encerrar, Germano Toscano de Brito, presidente do IEPTB/PB, André Gomes Netto, presidente do IEPTB/BR, Celso Belmiro, presidente do IEPTB/RJ, e de Cláudio Marçal Freire, vice-presidente da Anoreg/BR, debateram sobre “Institutos de Protesto: passado, presente e futuro”.
Antes de encerrar oficialmente o 19º Convergência, foi anunciado que a sede para o evento de 2024 será a cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. O presidente do IEPTB/MG, Leandro Gabriel Mota, falou sobre a expectativa para o 20º Encontro. “Temos certeza de que vamos continuar a manter esse legado em um evento brilhante, com muita expectativa positiva e aconchegante”.
Fonte: Jornal do Protesto SP