CARTEIRA DE IDENTIDADE DA CNR VALORIZA A ATUAÇÃO DE NOTÁRIOS E REGISTRADORES

A Carteira de Identidade para Notários, Registradores e Escreventes da Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR) é uma maneira de reforçar o senso de comunidade e pertencimento da classe. O documento tem validade em todo o território nacional e consolida ainda mais o trabalho da categoria na prestação de serviços à comunidade.

A Lei nº 14.398/2022 também autoriza que Notários, Registradores e Escreventes a utilizem como prova de identidade. O reconhecimento é uma luta importante para a classe, que vem buscando o direito de identificação desde 2017, quando o projeto foi proposto pelo então deputado federal Gonzaga Patriota (PSB). A validação por parte do Poder Executivo reforça a importância de Notários e Registradores na promoção da segurança jurídica por meio da credibilidade que uma documentação oficial representa ao público em contato com os serviços dos Cartórios.

Além disso, a identidade funciona como um documento de identidade que comprova a atuação do profissional na serventia em que trabalha, função e suas atribuições, informações consideradas relevantes para aqueles que buscam implementar melhorias no atendimento. Foi desta forma que o 6º Tabelionato de Notas de Manaus e o Cartório JK em Brasília, referências em inovação e compromisso institucional, acabaram de atingir um feito notável: a emissão de 250 carteiras de identidade CNR para seus colaboradores. Um marco que reforça a importância desse documento como instrumento de identidade funcional, credibilidade profissional e pertencimento à categoria.

A adesão expressiva do Cartório JK e do Cartório Encontro das Águas demonstram o impacto positivo da medida, inspirando outros Cartórios a seguirem o exemplo. Mais do que um documento, trata-se de um símbolo de identidade e fortalecimento institucional. A emissão da carteira é mais um passo firme no reconhecimento da importância estratégica dos serviços extrajudiciais no Brasil.

Segundo o tabelião titular da Serventia, vicepresidente da CNR e presidente da FINNOTAR, Marcelo de Castro Lima Filho, a confecção dos documentos aconteceu em comemoração aos 50 anos do ofício. Ao mesmo tempo, as identidades irão melhorar o seu trabalho, bem como o de seus colaboradores, devido ao reconhecimento e legalidade do trabalho de Notários, Registradores e Escreventes que portarem os documentos de identificação.

“Essa iniciativa reforça o reconhecimento da importância de cada membro da equipe, que desempenha papel fundamental na prestação dos serviços. A Carteira de Identificação Profissional é um instrumento que fortalece o senso de pertencimento e a identidade oficial dos delegatários”, destaca Filho.

SAIBA COMO TER A SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL

Com validade de três anos, a carteira de identidade de Notários, Registradores e Escreventes é um documento confeccionado de maneira exclusiva pela CNR. As solicitações podem ser feitas no site oficial da CNR. O valor da emissão da carteira de identidade da classe é de R$ 250. Para os associados aos Sindicatos e demais associações estaduais, o valor é ainda mais vantajoso: R$ 200.

Fonte: Revista Cartório Contemporâneo


ACOMPANHE-NOS