Cartórios de Protesto do Maranhão participam do Seminário "Medidas Extrajudiciais para Desjudicialização" em Brasília
Os Cartórios de Protesto do Maranhão participaram nesta terça-feira, 03, do I Seminário “Medidas Extrajudiciais para Desjudicialização”. O encontro aconteceu no auditório do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em Brasília/DF.
No encontro foi abordado os reflexos positivos dos Provimentos Nacionais da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) que revolucionaram a prestação de serviços dos Cartórios de Protesto de todo o país. Esses provimentos estão causando um grande impacto positivo na economia, no Poder Judiciário e no mercado financeiro do Brasil.
O seminário contou com a participação do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha; do corregedor nacional e ministro, Humberto Martins; do presidente do Instituto Justiça e Cidadania, Tiago Salles; do presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), Cláudio Marçal Freire; da presidente do Instituto de Estudo de Protestos de Títulos do Brasil – Seção Distrito Federal (IEPTB-DF), Ionara Pacheco de Lacerda Gaioso; do vice-presidente da Federação Brasileira de Bancos (Frebraban), Isaac Sidney Ferreira e do coordenador acadêmico do Seminário, ministro Antônio Saldanha Palheiro.
Na ocasião, foram propostos debates sobre o Provimento 72, que trata das medidas extrajudiciais para a recuperação de crédito; sobre o Provimento 86, que institui o pagamento postergado de protesto e parcelamento de dívida e, por fim sobre o Provimento 87, que trata das duplicatas eletrônicas e da Central Nacional de Protesto (CENPROT).
Quem representou os Cartórios de Protesto do Maranhão no I Seminário “Medidas Extrajudiciais para Desjudicialização” foi o Presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Maranhão (IEPTB-MA), Paulo de Tarso Guedes Carvalho e o Superintendente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Maranhão (IEPTB-MA) e da Central de Remessas de Arquivos (CRA-MA), Christian Diniz Carvalho.
Para Paulo de Tarso, presidente do IEPTB/MA, o evento proporcionou a todos os presentes discussões de extrema importância para os Cartórios de Protesto, pois foram debatidos os principais temas envolvendo o protesto de títulos. “Tivemos a oportunidade de debater a respeito dos assuntos mais relevantes sobre o protesto de títulos da atualidade que são os Provimentos 72, 86 e 87. Os Cartórios de Protesto de todo o país estão prontos para atender a população da melhor forma possível, com segurança, eficiência e modernidade”, destacou.
Participaram também do I Seminário “Medidas Extrajudiciais para Desjudicialização”, o presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Título do Brasil – Seccional Acre (IEPTB-AC), Rodrigo da Silva Azevedo; e o vice-presidente do IEPTB-AC, Manoel Leite.