Cartórios de Protesto participam do VI Seminário de Líderes Educacionais realizado pelo SINEPE/MA
Durante os dias 17 e 18 de setembro, o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Maranhão (IEPTB-MA) participou do VI Seminário de Líderes Educacionais – Escola de Gestores, que aconteceu no Blue Tree Towers Hotel, no bairro do Calhau.
O evento teve a participação de gestores educacionais, lideranças escolares, advogados especialistas e profissionais da área educação.
A abertura do evento contou com a participação do presidente Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Maranhão (SINEPE-MA), Prof.º Paulino Delmar Rodrigues Pereira; da Vice-Presidente do SINEPE-MA, Elsa Helena Almeida Silva; da Presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE/MA), Prof.ª Maria do Perpétuo Socorro Azevedo Carneiro e da Presidente do Conselho Municipal de Educação de São Luís (CME/MA), Prof.ª Márcia Dieguez Caleb.
O presidente do SINEPE-MA, Prof.º Paulino Pereira, começou os trabalhos saudando os presentes e agradecendo a todos os envolvidos no evento. Ele focou o seu discurso falando sobre a importância da tecnologia tanto para as organizações educacionais quanto para os indivíduos. “Nunca na história da humanidade houve tanto avanço em tecnologia. O Brasil já se tem imbuído de ações inovadoras, metodologias ativas, mas ainda há predominância de práticas educacionais tradicionalistas. No século 21, a relação entre educação e inovação será cada vez mais intensa e recíproca. Precisamos investir em educação de qualidade se quisermos alcançar o patamar das sociedades mais inovadoras do mundo e só vamos conseguir isso se inovarmos profundamente a maneira como educamos”, destacou.
Os participantes do seminário puderam participar de palestras e dinâmicas sobre temas cada vez mais presentes no contexto escolar. Entre os temas que foram abordados no VI Seminário de Líderes Educacionais, estão: neurociência e bilinguismo; BNCC do novo ensino médio; comunicação institucional e gestão da imagem; marketing educacional; sala de recursos; Lei de prevenção a automutilação e suicídio; Lei de proteção de dados; novo FIES; lean thinking aplicado a educação; gestão financeira/organizacional e soluções para escolas de alta performance.
“Discutir esses temas nesses dois dias de evento foi extremamente importante, pois precisamos falar das inovações tecnológicas que a educação precisar fazer. A falta de qualidade de nossa educação se reflete no baixo índice de produtividade de nossos trabalhadores e em nossa dependência econômica das commodities. Se não fizemos nada para mudar esse cenário, estaremos sempre à mercê da inovação produzida por outros países, vendendo produtos e serviços baratos e comprando tecnologias caras que não seremos capazes de desenvolver”, frisou o presidente do SINEPE-MA, Prof.º Paulino Pereira.
O IEPTB-MA participou do evento com um stand para mostrar aos participantes a importância do protesto para a recuperação do crédito. Os participantes puderam ainda conhecer mais sobre os diversos serviços oferecidos pela Central Nacional de Protesto – CENPROT, como a Consulta Gratuita de Protesto, o Edital Eletrônico de Protesto/Jornal do Protesto, Cancelamento Eletrônico de Protesto, Protesto Gratuito, dentre outros serviços. Na oportunidade, Christian Carvalho, Superintendente do IEPTB-MA e da Central de Remessas de Arquivos (CRA/MA), apresentou, no salão principal, a todos os presentes o que é o protesto de títulos e a importância dessa ferramenta para a recuperação de créditos para as instituições de ensino. “Muitas instituições que estão aqui presentes já utilizam o protesto, pois acreditam que essa ferramenta é a mais eficaz para a recuperação do seu crédito. O protesto de títulos tem um índice elevadíssimo de recuperação, só em 2018 a recuperação foi de 62% em até 03 dias úteis”, afirmou.
Christian Carvalho disse ainda que participar do evento do SINEPE foi bastante relevante para mostrar para os gestores das instituições de ensinos particulares a importância do protesto de títulos como a melhor ferramenta de recuperação do crédito.