CARTÓRIOS OFERECEM NOVO SERVIÇO PARA NOTIFICAR QUANDO UM DOCUMENTO FOR ENVIADO PARA PROTESTO

Os cartórios de protesto agora contam com um novo serviço, o Avise-Me. Essa é uma ferramenta gratuita que vai auxiliar pessoas e empresas a manterem CPF ou CNPJ sem restrições ao crédito devido à existência de alguma dívida.

Ao realizar o cadastro no Avise-Me através do site www.pesquisaprotesto. com.br, a pessoa ou empresa cadastrada recebe um alerta via SMS ou e-mail assim que uma dívida der entrada em um cartório de protesto. “Por meio do Avise-Me, a situação pode ser regularizada antes de o protesto ser efetivado, evitando dor de cabeça para quem teve um título enviado para protesto”, explica Rogério Lugon Valladão, presidente do IEPTB-ES (Instituto de Estudos e Protestos de Títulos do Brasil - Seção Espírito Santo).

Recentemente, um novo golpe começou a ser aplicado através do WhatsApp, utilizando o nome de empresas e instituições conceituadas, como os cartórios. O estelionatário se passa por um profissional de algum cartório, por exemplo, e diz que há um protesto no CPF ou CNPJ da pessoa. A pessoa que recebe a mensagem acredita no que lê e tenta resolver a pendência. É nessa hora que o golpe é realizado: o estelionatário envia uma chave Pix para que o suposto débito seja quitado, e o cidadão acaba ficando no prejuízo.

Com o “Avise-Me” a pessoa pode se proteger desse tipo de fraude, desconsiderando qualquer aviso de protesto que não tenha sido feito por SMS ou e-mail.

Valladão diz que o novo serviço pode ajudar a evitar golpes. “As pessoas têm entrado em contato com os cartórios buscando conferir a veracidade da cobrança, e temos percebido um alto número de tentativas de golpe via WhatsApp utilizando o protesto de títulos. Se houver alguma cobrança em que a pessoa cadastrada no Avise-Me não foi alertada, a chance de ser golpe é grande”, alerta.

Os cartórios também oferecem gratuitamente a consulta do CPF ou CNPJ através do site www.pesquisaprotesto. com.br. Por meio dele, é possível conferir se realmente há ou não algum título protestado no CPF ou CNPJ.

O Avise-Me está disponível em 25 estados do Brasil e no Distrito Federal.

Fonte: Revista de Direito Notarial e Registral do Espírito Santo


ACOMPANHE-NOS