CORREGEDORIA DO FORO EXTRAJUDICIAL ALINHA ATUAÇÃO ESTRATÉGICA NO 9º FONACOR

Com o objetivo de alinhar ações com a Corregedoria Nacional de Justiça, a Corregedoria do Foro Extrajudicial do Maranhão (COGEX) participará do 9º Fórum Nacional das Corregedorias (Fonacor), que será realizado nesta quinta-feira, 8 de agosto, no auditório do Conselho Nacional de Justiça, em Brasília–DF, das 9h às 12h.

O Fonacor pretende realizar estudos e propor medidas para elaborar e executar iniciativas, ações e metas, no âmbito do Poder Judiciário, nas áreas de atribuições e competências das Corregedorias.

Nessa nona edição, o fórum paresentará um balanço da gestão do ministro Luis Felipe Salomão na Corregedoria Nacional (biênio 2022/2024). Serão apresentadas, ainda, novas diretrizes para a construção conjunta da Estratégia Nacional das Corregedorias para 2025.

A COGEX-MA será representada pelo corregedor do foro extrajudicial, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos e pela juíza auxiliar, Laysa Paz Mendes, supervisora do Núcleo de Registro Civil e Acesso à Documentação Básica.

PROGRAMAÇÃO DO FONACOR

A programação do Fonacor será aberta às 9h, com a fala do ministro Luís Barroso, presidente do Conselho Nacional de Justiça e do ministro Luis Felipe Salomão, corregedor nacional de Justiça, além de outros representantes de corregedorias na área federal. Às 9h15, o corregedor nacional de Justiça ministrará a conferência de abertura, com um balanço da gestão 2022/2024 e apresentação da estratégia nacional da Corregedoria para 2025.

Em seguida, às 9h30min, serão divulgados os resultados das metas e diretrizes estratégicas de 2022/2024, pelo juiz auxiliar Otávio Martins Port e as “Ações da Corregedoria no enfrentamento da violência contra a mulher”, com a juíza auxiliar Roberta Serme Sivolella.

Em seguida, às 10h, haverá apresentações dos temas: “Desjudicialização previdenciária”, com a juíza auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Priscilla da Costa Corrêa; “A Corregedoria Nacional como instância investigativa”; “O trabalho da equipe disciplinar: metodologia de trabalho e resultados”; “Atuação da Corregedoria Nacional no Extrajudicial” e “Inspeções – Panorama do trabalho realizado no biênio 2022/2024”.

A apresentação e discussão das diretrizes para o ano de 2025 será feita às 11h15min e o encerramento às 12h. Com a realização do Fórum, de forma periódica, os órgãos correcionais nacionais alinham atuação, observando as diretrizes e os normativos emitidos pelo CNJ, bem como padronizam a gestão administrativa e otimizam dos recursos por meio de sistemas nacionais.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial


ACOMPANHE-NOS