IEPTB DESTACA A PLATAFORMA “RESOLVE” NO 4º FESTLABS DO PODER JUDICIÁRIO NO RIO DE JANEIRO
Inteligência Artificial, elementos digitais, soluções através do WhatsApp e muita tecnologia. O IEPTB marcou presença na última quinta-feira (12/09) do painel “Inovação nos Cartórios Extrajudiciais” no 4º FestLabs, evento de imersão que debate o uso de tecnologia no judiciário do Rio de Janeiro.
Mediado pela conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Daniela Pereira Madeira, e pela juíza auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Liz Resende de Andrade, a explanação contou com a presença do presidente da entidade, André Gomes Netto, e dos profissionais especializados em tecnologia Renato de Carvalho Dolci e Thiago Carlos de Souza Oliveira.
Durante o encontro, que aconteceu no auditório do 2º andar da EMERJ – Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – a equipe apresentou o projeto “Resolve”, um formato ágil e mais amigável de comunicação entre devedores e credores. O ponto alto do programa é o uso de diversos elementos de inteligência artificial, inclusive integração ao WhatsApp, maior meio de comunicação da atualidade.
“É a importância de mostrar como os tabeliães de protesto do Brasil fizeram muito bem o seu dever de casa para cumprir justamente a delegação que lhes foi atribuída, com base na Lei 14.711 do Marco das Garantias e o Provimento nº 168/2024. Nesta primeira fase estamos lançando a campanha “Resolve”, voltada para mais de cinco milhões de pessoas físicas e jurídicas que já pagaram suas dívidas junto aos seus credores, mas continuam protestadas e à margem da economia formal. A ideia é ajudar esse contingente de pessoas de forma rápida e em um ambiente com usabilidade simples, intuitiva e de um jeito com a qual as pessoas e a sociedade já estão acostumadas a trabalhar. Acreditamos que com esse ambiente bem desburocratizado, essas pessoas consigam resolver as suas vidas. Por isso o Resolve, na CENPROT – Central do Protesto - nós somos um ambiente que resolve e descomplica a vida das pessoas”, afirmou André Gomes Netto, presidente do IEPTB-BR.
O 4º FestLabs é um evento dedicado à promoção da inovação, tecnologia e sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário. Realizado nos dias 11, 12 e 13 de setembro de 2024, no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, o evento reuniu especialistas, profissionais e entusiastas para discutir e explorar como as novas tecnologias e práticas sustentáveis podem transformar a Justiça, tornando-as mais acessíveis, eficientes e alinhadas com as demandas da sociedade contemporânea.
Com palestras, workshops e painéis interativos, o FestLabs oferece uma plataforma única para a troca de ideias e o desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios do sistema judicial.
Fonte: Assessoria de comunicação – IEPTB