IEPTB-MA participa da “VI Edição – Diálogos do IBDFAM-MA: aspectos extrajudiciais do Direito de Família e das Sucessões” em São Luís/MA

O Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Maranhão (IEPTB-MA) participou, na última sexta-feira, 16, da VI Edição – Diálogos do IBDFAM-MA: aspectos extrajudiciais do Direito de Família e das Sucessões. O evento foi realizado no auditório do Centro Universitário UNDB, localizado na Avenida Colares Moreira, 443, bairro Jardim Renascença.

Além do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Maranhão (IEPTB-MA), o evento também teve o apoio da Comissão de Direito de Família da OAB/MA, da Associação dos Titulares de Cartórios do Maranhão (ATC/MA), da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Maranhão (ARPEN/MA) e do Centro Universitário Dom Bosco (UNDB).

“VI Edição – Diálogos do IBDFAM-MA: aspectos extrajudiciais do Direito de Família e das Sucessões” teve como objetivo debater temas atuais e relevantes do direito de família e das sucessões e foi destinado a notários e registradores, advogados, servidores públicos (judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública) e acadêmicos de direito.

Participaram da mesa de abertura, Christian Carvalho, Superintendente do IEPTB-MA, Carlos Couto, Presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM/MA) e a professora Maíra Castro, que na ocasião estava representando o Centro Universitário UNDB.

Segundo Carlos Couto, a VI Edição – Diálogos do IBDFAM-MA teve, neste ano, um tema bastante relevante para o momento que estamos vivendo com relação as questões do desafogamento do Poder Judiciário em todo o País. “Este ano o evento se propôs a debater sobre os aspectos extrajudiciais do Direito da Família e das Sucessões. Sabemos que os cartórios estão cada vez mais ajudando a desafogar o Poder Judiciário, uma vez que eles estão resolvendo diversos conflitos que antes só eram decididos na justiça. Por isso é de extrema importância a discussão do tema para o evento deste ano”, destacou.

No evento foram debatidos temas como a multiparentalidade, cobrança de alimentos, ata notarial e registro de formas de partilha e escrituras públicas de divórcio e inventário.

Segundo Christian Carvalho, superintendente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Maranhão (IEPTB-MA), é muito importante participar de eventos que valorizam os serviços oferecidos para a sociedade pelos cartórios. “Poder contribuir com eventos como esse realizado pelo IBDFAM/MA é muito gratificante para o IEPTB-MA, pois reforça a união das instituições que defendem os cartórios, além de uma grande oportunidade de adquirirmos mais conhecimento sobre o assunto e também trocar experiências com todos os envolvidos”, destacou.

O presidente do IBDFAM-MA, Carlos Couto, também agradeceu aos parceiros que ajudaram a realizar o evento, em especial ao IEPTB-MA. “Gostaria de fazer um agradecimento especial ao Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Maranhão (IEPTB-MA), que gentilmente contribuiu para a organização deste evento”.

Na abertura do evento também foi feito um minuto de silêncio em homenagem a registradora civil da 5ª Zona de Registro Civil de São Luís, Núbia Maria Lemos Silva, que faleceu no último dia 09.

FONTE: IEPTB-MA


ACOMPANHE-NOS