Instituto de Protesto do Maranhão ressalva a importância da atualização da CNP.

O Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Maranhão (IEPTB-MA) faz um alerta para todos os tabeliães de protesto do estado sobre a importância da atualização diária da base de dados da Central Nacional de Protesto (CNP).

A CNP integra as serventias extrajudiciais de protesto de todo o país e permite que os cidadãos e empresas consultem, de forma gratuita, a existência de eventuais títulos protestados no CPF ou no CNPJ.

Para Christian  Carvalho, Superintendente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Maranhão (IEPTB-MA), é de extrema importância que os tabeliães responsáveis pelos cartórios de protesto alimentem, diariamente, a CNP. Inserindo as informações no sistema, a pesquisa se torna mais confiável, garantindo mais credibilidade aos serviços do Instituto.

Atualmente no Maranhão, 173 cartórios de protesto já estão inseridos na Central Nacional de Protesto. 
    

Consulta e emissão de certidão
 
Para fazer a consulta gratuita na CNP, basta clicar em “Consulta Gratuita de Protesto”, ou acessar http://pesquisaprotesto.com.br, e digitar o CPF, se for pessoa física, ou CNPJ, se for pessoa jurídica, para verificar se existe algum título protestado em algum cartório do país.

Caso precise comprovar a existência ou não do protesto, a Central Nacional de Protestos oferece o serviço de emissão de Certidão de Protesto. Essa emissão vai detalhar os dados dos protestos existentes para o documento pesquisado ou, caso não existam protestos, será emitida a certidão negativa.

Para solicitar a certidão de protesto, basta preencher o formulário com os dados a serem pesquisados, ou também através da Central Única de Serviços Eletrônicos Compartilhados - Cartórios Maranhão, acessando http://cartoriosmaranhao.com.br. Neste caso, o pagamento dos emolumentos referentes à emissão de certidão vai poder ser feito por meio de boleto bancário.

A CNP disponibiliza ainda um aplicativo para IOS e Android que permite a consulta gratuita do protesto em todo o Brasil pelo CPF e CNPJ. Basta instalar o aplicativo “Consulta de Protesto”, escolher o estado e pesquisar.


ACOMPANHE-NOS