OAB-MA CRIA COMISSÃO DE DIREITO NOTARIAL E REGISTRAL NO MARANHÃO
Com o objetivo de aproximar a advocacia das Serventias Extrajudiciais, possibilitando uma atuação mais ágil e conciliadora para atender as demandas dos cidadãos da melhor forma, a OAB Maranhão passa a contar agora com a Comissão de Direito Notarial e Registral. A posse da presidente da mais nova Comissão aconteceu no último dia 26, na sede da Seccional.
Na oportunidade, foi empossada a jovem advogada Sarah Morais, que conduzirá os trabalhos como presidente da Comissão. “Na faculdade, nós não vemos nada sobre o Direito Notarial Registral, ou seja, pouco se fala sobre essa área. Diante desse cenário, o objetivo da Comissão é aproximar a advocacia dos cartórios, do Direito Notarial Registral, apresentar as possibilidades de resolver os litígios fora do Judiciário, pois casos que demoravam anos, décadas para serem resolvidos no Judiciário, hoje, são resolvidos em dias ou até mesmo em horas nos Cartórios. O meu compromisso é fomentar o debate a respeito da desjudicialização e propagar o Direito Notarial e Registral”, explicou a presidente empossada.
Para o presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz, o compromisso da Comissão também está ligado ao viés progressivo das normas ligadas aos serviços notariais e de registro, que traz benefícios à advocacia e à população do Estado. “A Comissão vem para auxiliar as mais diversas frentes advindas do Direito Notarial e Registral, área que possui um cenário múltiplo de agentes e normas. Tenho certeza que o trabalho será realizado com muita responsabilidade e empenho”, afirmou Diaz.
Em breve, serão empossados os demais integrantes da Comissão.
FONTE: OAB-MA