Presidente do IEPTB/BR, Léo Almada, e presidente do IEPRO/RS, Romário Mezzari, falam sobre a importância do Convergência
A 17ª Edição do Convergência, que acontecerá entre os dias 11 e 13 de setembro, em Gramado, município localizado na Serra Gaúcha, será uma grande oportunidade para tabeliães de protesto de todo o Brasil se reunirem em torno de temas de grande relevância para atividade. Neste ano, o evento abordará, dentre outros temas, a importância da visão estratégica e a presença de novas tecnologias para o futuro dos Tabelionatos de Protesto.
Nesta edição do Jornal do Protesto, o presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB/BR), Léo Almada, e o presidente do Instituto de Estudos de Protesto do Rio Grande do Sul (IEPRO/RS), Romário Mezzari, anfitrião do encontro, falam sobre a importância do Convergência para a atividade e sobre os temas que serão apresentados aos participantes ao longo dos três dias de evento.
Segundo o presidente do IEPTB/BR, o objetivo da criação dessa reunião nacional é justamente desenvolver uma uniformidade na forma de trabalhar e de interpretar a legislação vigente. “O primeiro Convergência aconteceu em João Pessoa, em 2003, e, desde então, todo ano, nós realizamos, em algum estado da Federação, esse encontro. Estamos percorrendo todo o País, divulgando a nossa forma de trabalhar e sempre preocupados em trazer juristas competentes e praticamente especializados em nossa área, para transmitir aos tabeliães do País a importância da existência do Protesto em todo território nacional”, explica Almada.
Para o presidente do IEPRO/RS, o evento oferece aos Cartórios de Protesto de todo o Brasil um momento em que um grande número de tabeliães e profissionais ligados ao serviço trocarão experiências, debaterão temas relacionados à atividade, assistirão a palestras com temáticas que, de alguma forma, impactam na lida diária de administração de equipes, documentos e informações. “É fundamental que os Cartórios de Protesto de todo o Brasil vejam no 17º Convergência uma oportunidade de dialogar, refletir e levar novidades que qualifiquem o relacionamento do serviço com a população”, afirma Mezzari.
Neste ano, a programação do Convergência traz assuntos atuais que merecem a atenção de tabeliães e profissionais ligados ao Protesto. Serão abordados temas como os desafios na implementação das novas tecnologias; a Lei Geral de Proteção de dados, que deve entrar em vigor em 2020; e a integração do Protesto com o mercado financeiro; além de diversos assuntos de relevância para a categoria.
O evento contará ainda com o historiador e filósofo Leandro Karnal, que abordará os fatores que travam o desenvolvimento humano.
“O 17º Convergência é, também, uma oportunidade de interagir com colegas tabeliães em ambiente descontraído e agradável, como o jantar-baile, que acontece na noite de quinta-feira [12.09]. Além disso, poderão aproveitar as maravilhas da charmosa cidade de Gramado”, enfatiza Mezzari.
Novas tecnologias
Dentre os assuntos abordados, um dos mais aguardados é o que versa sobre o universo da tecnologia. Para o presidente do IEPRO/ RS, é de senso comum que nunca se teve tanto acesso à informação como nos dias atuais. “Nesse contexto é necessário refletir sobre a importância dos Cartórios de Protesto na mediação das relações econômicas com segurança jurídica. As novas tecnologias precisam fazer sentido nesse ponto: auxiliar os cartórios na gestão e mediação de documentos, mas, fundamentalmente, na proteção dos dados. E debater sobre a temática é dar voz às boas experiências de todo o Brasil e mapear oportunidades, para que o trabalho dos Cartórios de Protesto esteja alinhado com a modernidade e com as necessidades da sociedade”, aponta Mezzari.
O presidente do IEPTB/BR conta que também serão debatidos assuntos como a implementação da Cenprot Nacional e a emissão de duplicatas eletrônicas, além das Certidões de Dívida Ativa e os convênios com o Poder Público. “Com absoluta certeza, nós estamos acompanhando a evolução mundial em termos de relevância para que o Protesto seja considerado como deve ser, da mais alta relevância, para provar que uma forma de receber os seus créditos sem precisar judicializar é encaminhar para o Protesto, que em um tempo recorde consegue recuperar esses créditos – em uma semana -, enquanto uma ação judicial leva anos e anos para ser resolvido”, pondera Almada.
Inscrições
As inscrições para o 17º Convergência deverão ser efetuadas on-line por meio do site www.convergenciars2019.com.br, podendo ser para participante e acompanhante. Os valores são: R$ 400,00 para participante e R$ 250,00 para acompanhante. O pagamento poderá ser realizado via boleto bancário ou cartão de crédito.
FONTE: JORNAL DO PROTESTO SP