REGISTRADOR THYAGO SOARES RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO MARANHENSE PELA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO
Com sua essência na Fé Pública e na Segurança Jurídica, o delegatário das serventias extrajudiciais exerce, de forma privada, uma função pública que atesta tudo que é considerado verdadeiro.
O registrador ou o tabelião faz parte da vida do cidadão nos momentos mais importantes da sua vida, seja no nascimento, na compra de um imóvel, na abertura de uma empresa, na partilha de bens, no casamento e até mesmo naqueles momentos mais difíceis, como o falecimento de um ente querido.
Esse profissional atua ainda como pacificador e mediador de conflitos sociais, ajudando, assim, a desafogar o Poder Judiciário Brasileiro, pois oferece autenticidade, publicidade, eficácia e segurança aos atos jurídicos por eles praticados.
Os cartórios estão presentes em todos os municípios do país, comprovando a sua importância na vida dos brasileiros, e no Maranhão não poderia ser diferente. Os registradores e tabeliães que atuam no Estado cumprem suas missões de forma íntegra e eficiente, tendo o seu reconhecimento em todo o país.
E um desses profissionais que enaltece a missão da classe cartorária maranhense é o registrador do 2º Ofício de Registro de Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas, Thyago Ribeiro Soares. E toda essa dedicação e amor pela profissão foi reconhecida no último dia, 01, pela Assembleia Legislativa do Maranhão, através do Título de Cidadão Maranhense concedido pela Deputada Estadual Helena Duailibe, do Solidariedade.
Natural de Teresina, no Piauí, Thyago Ribeiro Soares, que completa 10 anos trabalhando na área cartorária e hoje a frente do 2º Ofício de Registro de Títulos e Documentos e Registro Civil das Pessoas Jurídicas, concedeu entrevista ao Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Maranhão (IEPTB-MA) e falou um pouco sobre a carreira e o Título que recebeu da Assembleia Legislativa do Maranhão.
Confira a entrevista na íntegra:
IEPTB-MA - Você já passou em diversos concursos ao longo da sua vida (Procuradoria do Banco Central, Polícia Federal, Procuradoria Municipal de Teresina/PI), mas optou por seguir a carreira de delegatário de cartório. O que te motivou a escolher a área cartorária?
THYAGO SOARES - Em 2012 eu já exercia o cargo de Procurador em Teresina há quase 10 anos. Boa parte desse período fiquei a frente da Subprocuradoria Geral (ingressei na subprocuradoria em 2006), que tinha, entre outras atribuições, uma função de gestão da Procuradoria Geral do Município. Nesse momento terminei tendo contato com os diversos pareceres que a Procuradoria Patrimonial exarava, nos quais se discutiam muitas questões fundiárias e, por razões óbvias, terminava tendo que manter contato próximo aos Cartórios da cidade. Penso que nesse momento comecei a materializar um concurso que unia duas paixões: gestão e direito. Ali nasceu a semente que me fez decidir pelo concurso público para delegatário extrajudicial.
IEPTB-MA – Com essa troca de área, houve muitas dificuldades no começo da carreira?
THYAGO SOARES - A troca de carreira foi bem difícil. “Largar” um concurso público, com aposentadoria e pensão garantida para família e aventurar no extrajudicial é complexo. Passar a lidar com o dia a dia de contador, organização trabalhista, fiscalização administrativa pelos Tribunais e, no meu caso, mudança de cidade. Tudo isso foi bem difícil. Mas a maior dificuldade foi adaptar-se na nova cidade ao mesmo tempo que aprendia a gerir um cartório (encontrar os melhores fornecedores, sistemas, formar equipe, etc).
IEPTB-MA – Você começou sua carreira cartorária no Estado do Ceará e depois veio para o Maranhão. Como foi essa mudança?
THYAGO SOARES - A mudança para o Maranhão foi um presente. Eu adorava o Ceará e a cidade em que exercia a delegação (Tianguá) é a origem da família de meu padrasto, que mora lá até hoje. Então não posso dizer que Tianguá era uma cidade estranha para mim. Mas São Luís é a cidade da minha esposa e morar próximo à praia é sonho de 09 entre 10 teresinenses. Então, quando surgiu a oportunidade, recebi como um presente!
IEPTB-MA – Qual o maior benefício da atuação dos cartórios para a sociedade brasileira?
THYAGO SOARES - É difícil enumerar. Estamos presentes em cada momento importante da vida de uma pessoa: nascimento, casamento, negócios. Tudo se concretiza no cartório! Para mim, o balcão (hoje cada dia mais virtual) do Cartório é uma máquina de concretizar e chancelar direitos fundamentais. Dar vida e existência a um direito que, sem o cartório, não seria uma realidade prática, clara e direta em nossa sociedade.
IEPTB-MA – Dentre os atos praticados pelos cartórios, destaque um que considere de maior relevância para a sociedade.
THYAGO SOARES - Eu penso que, apesar da importância de todas as áreas, não há nada mais justo que eleger o Registro de Nascimento como o ato mais importante das unidades extrajudiciais. Ali começa a se concretizar juridicamente diversos direitos fundamentais, como o nome, acesso a programas sociais, etc. Com o registro do nascimento se abrem as portas da vida em sociedade.
IEPTB-MA – Como você analisa a atuação dos delegatários de cartórios no período de pandemia da COVID-19?
THYAGO SOARES - Fomos incansáveis. A classe saiu mais madura. Aliás, toda sociedade brasileira saiu mais forte. Enfrentamos, de portas abertas, todo período pandêmico! Não nos furtamos a exercer nosso relevante e indispensável papel. Aceleramos nosso processo de imersão no mundo virtual. Demos a resposta clara e direta que nossa sociedade precisava naquele momento tão ímpar de nossa história.
IEPTB-MA – Na sua opinião, quais os principais desafios enfrentados pelos delegatários de cartório no país?
THYAGO SOARES - Ter força para enfrentar o desafio do novo. Os cartórios estão e terão que se reinventar mais ainda. Mas estamos prontos para isso. Precisamos nos organizar e agir de modo uníssono nesse propósito. Fazendo isso, continuaremos sendo a profissão perene que sempre fomos, ombreada com os cidadãos e a sociedade nos momentos mais importantes da vida!
IEPTB-MA – Depois de 10 anos trabalhando na área cartorária, o que te motiva a continuar se dedicando as serventias extrajudiciais?
THYAGO SOARES - Todos os dias acordo e penso onde estarei daqui a 10 anos. Em todos esses momentos me vejo exercendo minha função delegada, trilhando novos caminhos que, certamente, surgirão em nossas atribuições. O que me motiva é participar ativamente dessa revolução que está acontecendo nesse momento.
IEPTB-MA – Você é delegatário no Cartório do 2º Ofício de Registro de Títulos e Documentos e Registro Civil das Pessoas Jurídicas. Qual a importância que essa atribuição tem para no dia a dia da sociedade brasileira?
THYAGO SOARES - Em nossa unidade todos os dias recebo líderes que querem abrir associações, sindicatos, organizações religiosas e lutar por direitos e ideologias em conjunto. Nesse momento eu vejo o quanto o associativismo e união das pessoas ainda é um caminho essencial para o desenvolvimento coletivo e me orgulho de apontar o melhor modo para que possamos crescer em comunhão. Além disso, vejo nos títulos e documentos uma especialidade que a cada dia se renova mais e trará uma mudança de paradigma negocial no mercado de crédito. Após a implantação prática das alterações trazidas pela Lei 14.382/22, o RTD será ainda essencial para o desenvolvimento do mercado de crédito fundado em garantias mobiliárias, que são, em verdade, as garantias mais acessíveis a pequenas e médias empresas. Nosso sistema de garantias mobiliárias está iniciando um processo de reestruturação que vai abrir portas do crédito mais barato para as pequenas e microempresas e o RTD fará seu papel fundamental de garantir segurança nessas transações!
IEPTB-MA – Quais os serviços que a sociedade pode realizar no cartório dessa atribuição?
THYAGO SOARES - Notificações, registros de atas de condomínio, cessão de direitos, abertura de sindicatos, sociedades simples, associações são alguns exemplos dos atos que mais comumente são apresentados. Mas a versatilidade de competência do RTD (pelo seu caráter residual) torna o leque de atos registráveis quase que um modelo de tipo aberto.
IEPTB-MA – Você é piauiense, mas já mora em São Luís desde 2013. Você já se considera um maranhense de coração?
THYAGO SOARES - Essa é simples e direta: CLARO! Aqui fui muito bem recebido, finquei raízes e criei minha família, que já conta com duas pequenas maranhenses. O Maranhão e São Luís são indissociáveis de minha vida.
IEPTB-MA – Você acabou de ser contemplado com o Título de Cidadão Maranhense concedido pela Deputada Estadual Helena Duailibe, do Solidariedade. Como você recebeu essa notícia?
THYAGO SOARES - Com extrema alegria. Perceber que toda nossa história de quase 10 anos nessa terra está sendo percebido é motivo de muita emoção e satisfação. Agradeço imensamente a Deputada Helena por esta sensibilidade.
IEPTB-MA – Qual a sensação de receber esse Título representando todos os cartorários do estado do Maranhão?
THYAGO SOARES - Muito orgulho e uma imensa responsabilidade. Nossa classe, muitas vezes, é incompreendida, pois no exercício de nosso trabalho terminamos desagradando alguns que não entendem a relevância da segurança de um processo Registral e Notarial. Esse título termina sendo uma mensagem de que o Maranhão reconhece e respeita todo esse nosso esforço, por mais difícil que seja a jornada.
IEPTB-MA – Esse título dá mais motivação para continuar se dedicando a área cartorária, em especial, aqui no Maranhão?
THYAGO SOARES - Claro! Agora, para além da ética profissional, há um compromisso público pelo reconhecimento carinhoso que o Maranhão fez ao estender os braços para entrincheirar-me com os filhos desta terra!
IEPTB-MA – Para quem você dedica esse Título de Cidadão Maranhense que acabou de ganhar?
THYAGO SOARES - Difícil eleger alguém. Somos espelho de todos que diariamente nos encontram. Família, amigos, clientes, colegas…todos deram sua contribuição para que esse momento ocorresse. Mas como bom pai coruja, me orgulha saber que agora tenho a mesma cidadania de minhas filhas. Então, acho que posso sim dedicar a elas e a minha esposa essa honraria recebida!
IEPTB-MA – O que você espera do futuro dessa profissão tão importante para sociedade?
THYAGO SOARES - Que continuemos sendo mola para o desenvolvimento de toda sociedade. Que continuemos sendo o espelho de segurança das relações jurídicas e mola para a evolução de pessoas, empresas e organizações.
IEPTB-MA – Qual o conselho que você daria para as pessoas que desejam ingressar na área cartorária?
THYAGO SOARES - Estudem muito para serem aprovados. Mas nunca se esqueçam que a função Registral e Notarial tem dois pontos fundamentais para além do direito: Gestão e Gente. Aprender a gerir a unidade é essencial para o sucesso na profissão. Entender que estamos no exercício da função de concretizar direitos fundamentais e que é preciso ir além do óbvio e compreender nossa real função social.
*CRÉDITO:
Fotos: Biaman Prado / Agência Assembleia