Reunião discute implantação de Pós-graduação em Direito Notarial e Registral na UFMA
Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 18, uma reunião com instituições que representam as serventias extrajudiciais no Maranhão e representantes do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
A reunião, que aconteceu no Centro de Ciências Sociais (CCSO) da UFMA, teve o intuito de discutir e analisar as diretrizes para implantação do Curso de Pós-Graduação em Direito Notarial e Registral, inteiramente presencial, que será oferecido pela Universidade.
Estiveram presentes na reunião, o Juiz de Direito da Vara dos Registros Públicos da Comarca de São Luís/MA, com função de corregedor dos cartórios extrajudiciais, Coordenador Geral da Pós-graduação em Direito Notarial e Registral, na condição de vice decano, e professor do Departamento de Direito da UFMA, Prof. Dr. José Eulálio Figueiredo de Almeida; o Coordenador Pedagógico do Curso de Pós-Graduação e Extensão em Direito Notarial e Registral da UFMA, Prof. Ms Danilo Rodrigues Martins; a Coordenadora Adjunta da Pós-graduação e Extensão em Direito Notarial e Registral da UFMA, Prof. Dra. Lucyléa Gonçalves França; o Superintendente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Maranhão (IEPTB-MA), Christian Carvalho; a Presidente da Associação de Notários e Registradores do Maranhão (ANOREG-MA), Mirella Brito Rosa; o Presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Maranhão (CBN/MA), Pedro Henrique de Cavalcante Lima; e o representante do Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil – Seção Maranhão (IRTDPJ-MA), Tadeu Cantuária Júnior.
Christian Carvalho, Superintendente do IEPTB-MA, destacou a importância da reunião para estreitar as relações entre as instituições representantes dos cartórios no Maranhão e a Universidade. “É de extrema importância que exista esse diálogo e parceria entre os cartórios maranhenses e a Universidade Federal do Maranhão. Essa nova pós-graduação em Direito Notarial e Registral que a UFMA irá oferecer será de extrema relevância, pois é destinado aos notários e registradores, auxiliares e/ou prepostos das serventias extrajudiciais, profissionais da área do Direito com atuação nas esferas judicial ou extrajudicial, como bacharéis em direito, advogados e profissionais de outras áreas de formação com interesse em aprofundamento da área", frisou.
A primeira turma do curso de Pós-Graduação em Direito Notarial e Registral será 100% presencial e tem previsão de início para março de 2020.