SAIBA AS VANTAGENS DE REALIZAR COBRANÇA PELOS CARTÓRIOS DE PROTESTO
Se você procura uma forma fácil, rápido e eficiente de cobrar uma dívida, saiba que o protesto de títulos e outros documentos é a melhor opção.
O protesto de títulos é uma ferramenta extrajudicial que pode ajudar as empresas ou o cidadão a recuperar dívidas não pagas em até 03 dias úteis após o devedor receber a intimação. Ou seja, é uma maneira de oficializar a existência de uma dívida, garantindo a cobrança e segurança tanto ao credor quanto ao devedor.
Para quem ainda tem dúvidas sobre as vantagens de realizar a cobrança pelos Cartórios de Protesto, veja alguns benefícios do protesto de título.
- Alto índice de recuperação de crédito - Se você deseja reduzir a inadimplência no seu negócio, o protesto de títulos é a melhor solução. Cerca de 60% dos títulos encaminhados a protestados são pagos em até 03 dias úteis, segundo o Instituto de Estudo de Protestos de Títulos do Brasil – IEPTB-BR.
- Desafogar o judiciário - Por serem amparados pela lei e possuírem fé pública, os cartórios de protesto funcionam como parceiro do Judiciário, garantindo segurança ao credor e ao devedor.
- Colabora com o crescimento da economia do país - Os cartórios de Protesto ajudam no crescimento econômico do país, pois deixam as relações de crédito mais seguras, além de colaborar para que as empresas recuperem seus créditos e os disponibilizem novamente no mercado.
- Facilidade para o devedor - O protesto de título também favorece o devedor, uma vez que é possível solicitar a carta de anuência eletrônica ao credor e fazer o pedido de cancelamento do protesto sem sair de casa, por meio do site da Central Nacional de Protesto (CENPROT) – www.PesquisaProtesto.com.br.
- Como funciona a cobrança realizada pelo cartório de protesto - Ao receber um título, o cartório faz uma análise para saber se todos os requisitos de lei foram cumpridos e, após esse processo, o devedor é notificado sobre o débito em cartório.
Quer saber mais sobre o protesto de títulos e a CENPROT? Basta acessa o site do IEPTB-MA, através do link: www.protestoma.com.br, ou siga-nos nas nossas redes sociais.
Acesse:
Instagram: https://www.instagram.com/protestoma/?hl=pt-br
Facebook: https://www.facebook.com/protestoma/
FONTE: IEPTB-MA, com informações do Blog da Cenprot